Harry Top


Hoje estreia em todo mundo a primeira parte do capítulo final da série Harry Potter, e muitos cinéfilos aproveitaram para rever os seis filmes já lançados antes de assistirem a Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1. Essa revisão sempre leva o espectador a relembrar detalhes importantes da trama da saga (essa, sim, uma saga) e a rever os queridos personagens e sua evolução (bem como a de seus intérpretes), mas também o faz reavaliar seus favoritos entre os filmes. E eis aqui a minha ordem de preferência:


#6 | Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter and the Sorcerer's Stone), 2001
O primeiro filme da série apresentava, apropriadamente, o universo mágico de Harry Potter a partir de um olhar mais infantil, ingênuo, e com um deslumbramento genuíno em relação a esse novo mundo a que os personagens (e também o público) foram apresentados. No entanto, falhava em não conseguir articular muito bem a história, que padecia sob um ritmo episódico. A direção de arte era primorosa ao criar os fascinantes ambientes, objetos e criaturas, mas era pouco ajudada pelos falhos efeitos visuais. Fomos apresentados a um elenco adulto extraordinário, para dizer o mínimo, e a ótimos jovens atores que deram vida (e a sua vida, pode-se dizer) aos célebres personagens. Além de tudo, John Williams entregou mais um tema envolvente e inesquecível. Cotação: 6/10


#5 | Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire), 2005
Mike Newell assumiu a direção desse quarto capítulo da franquia, mas fez um trabalho sem muita personalidade, algo ainda mais contrastante se comparado ao ótimo resultado visual que o mexicano Alfonso Cuarón conseguiu no filme anterior. Mas talvez o maior problema aqui tenha sido a história pouco interessante, que além de tudo foi mal trabalhada pelo roteiro. Se por um lado acompanhava e analisava com certa propriedade a fase adolescente dos personagens, por outro não conseguiu tornar cativantes ou dar algum sentido maior aos demais eventos. A fotografia foi um ponto alto, conseguindo imprimir um tom depressivo adequado em vários momentos. Cotação: 6/10


#4 | Harry Potter e a Ordem da Fênix (Harry Potter and the Ordem of the Phoenix), 2007
Único da série que não contou com roteiro de Steve Kloves, este quinto capítulo também marcou a entrada de David Yates na franquia, o qual acabou assumindo a direção de todos os outros três filmes. Realizando um bom trabalho em explorar o contínuo tom de perigo e urgência iniciado no terceiro filme, o diretor também conseguiu dar bastante destaque aos dramas enfrentados pelo protagonista, mas falhou no uso dos efeitos visuais, que se mostraram por vezes inconsistentes — algo inadmissível numa série que alcançou a perfeição nesse aspecto já em seu segundo filme. Cotação: 7/10


#3 | Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban), 2004
Considerado por muitos o melhor da série, O Prisioneiro de Azkaban certamente deve muito disso ao cineasta mexicano Alfonso Cuarón, que imprimiu ao filme um tom sombrio e trágico, o que, por isso mesmo, representou um amadurecimento em relação aos episódios anteriores. A fotografia densa reservava às cenas a menor luminosidade possível, e os movimentos de câmera eram realmente fascinantes. Mas nem todo esse rebuscamento visual foi capaz de relevar as graves falhas no roteiro, que se rendia a piadas bobas e a clichês primários, além de não apresentar grande avanço no desenvolvimento dos personagens. Cotação: 7/10


#2 | Harry Potter e o Enigma do Príncipe (Harry Potter and the Half-Blood Prince), 2009
Yates realizou um trabalho excepcional de direção nesse penúltimo capítulo, transformando esse no mais triste, tenso e angustiante filme da saga. Montagem excelente, fotografia primorosa, e as melhores atuações em toda a série — destaque óbvio para Michael Gambon, mas também Tom Felton e Daniel Radcliffe. Cotação: 8/10


#1 | Harry Potter e a Câmara Secreta (Harry Potter and the Chamber of Secrets), 2002
Embora não tenha arrebatado com o primeiro filme, Chris Columbus conseguiu um resultado espetacular em A Câmara Secreta. Não apenas a trama mais interessante e bem articulada da série, esse segundo capítulo encantou com sua direção de arte absolutamente detalhada e com efeitos visuais que representaram um avanço imenso em relação ao filme anterior (trazendo a partida de quadribol mais excitante dentre todos os filmes). Cotação: 9/10


19 comentários:

Daniel Isaia disse...

Tua ordem de preferência é muito parecida com a minha. A única diferença é que, pra mim, o melhor filme até agora foi o "Enigma do Príncipe", e depois a "Câmara Secreta". Acho que o sexto filme tem uma história mais complexa e instigante, sem falar que os atores interpretam as personagens com muito mais naturalidade.

Abraço!

Ana Luiza disse...

Bom, hoje já conversamos um pouco sobre os filmes, e você sabe a minha opinião. E opinião de leitor e fan(principalmente fan quanto aos livros e não aos filmes) é diferente, ainda mais para quem não tem os conhecimentos técnicos sobre cinema. Mas, opinião é opinião e cada um tem a sua. Não colocaria o primeiro filme na lanterninha não. O Cálice de Fogo é para mim, sem dúvidas, o lixo dos lixos(tanto livro quanto filme). Muito bom o seu texto. Dos textos seus que eu já li, esse foi sem dúvidas um dos melhores. Parabéns, continue assim! =)

alan raspante. disse...

está ótimo o seu top de preferencia sob os filmes da saga. Meu favorito desde sempre é o terceiro, como você já disse, é o melhor filme que define a série e realmente cria um Harry potter crível ...

abs,

mulhollandcinelog disse...

Certamente temos visões diferentes a respeito dos filmes, mas concordo que o primeiro talvez seja o menos interessante. No topo, eu colocaria AZKABAN e ORDEM DA FÊNIX, ambos espetaculares.

Wally disse...

Meu top: Enigma do Príncipe (9.0); Prisioneiro de Azkaban (9.0); Relíquias da Morte: Parte I (8.5); Ordem da Fênix (8.5); Cálice de Fogo (8.5); Câmara Secreta (8.0); Pedra Filosofal (8.0).

Película Criativa disse...

Nunca fui muito ligada aos filmes do Harry Potter, mas lembro que gostei bastante dos 3 primeiros.

cinefilapornatureza disse...

Para mim, o melhor filme da série é "O Enigma do Príncipe".

Guilherme Huyer disse...

Vai agora a opinião de um cara que não leu os livros:
#1 - Prisioneiro de Azkaban
#2 - Enigma do Príncipe
#3 - Ordem da Fênix
#4 - Câmara Secreta
#5 - Cálice de Fogo
#6 - Pedra Filosofal

Guilherme Huyer disse...

Obs: Não preciso dizer que eu ainda não vi o sétimo filme, já dizendo.

Nilson Jr. disse...

#1 - Relíquias da Morte 1 (9,0)
#2 - Enigma do Príncipe (8,5)
#3 - Ordem da Fênix (8,0)
#4 - Prisioneiro de Azkaban (7,5)
#5 - Cálice de Fogo (7,5)
#6 - Câmara Secreta (6,5)
#7 - Pedra Filosofal 6,0)

Robson Saldanha disse...

Meu top: Relíquias da Morte: Parte I (9.5); Prisioneiro de Azkaban (9.0); Enigma do Príncipe (9.0); Ordem da Fênix (8.5); Câmara Secreta (8.0); Pedra Filosofal (8.0); Cálice de Fogo (7.5)

dioramablog disse...

Não gosto muito de O Enigma do Príncipe, acho que o Yates não foi feliz na direção dos seus dois primeiros longas na franquia. Em contraponto, o diretor fez um ótimo trabalho nesse último filme que, pra mim, só fica atrás de Azkaban, que teve a sorte de contar com a direção ousada do Cuarón.

Meu top ficaria assim:

1. O Prisioneiro de Azkaban [8,5]
2. As Relíquias da Morte: Parte I [8,0]
3. A Câmara Secreta [8,0]
4. A Pedra Filosofal [7,0]
5. O Cálice de Fogo [5,0]
6. O Enigma do Príncipe [5,0]
7. A Ordem da Fênix [4,5]

Weiner disse...

Minha sequencia de favoritos é:
#1 - Pedra Filosofal
#2 - Câmara Secreta
#3 - Cálice de Fogo
#4 - Prisioneiro de Azkaban
#5 - Ordem da Fênix
#6 - Enigma do Príncipe
O que você menos gosta é meu preferido! E eu realmente chego perto de odiar os dois últimos!
Abraço!

galvanismo disse...

Estou muito curioso para vê como a série se comportou depois do amadurecimento. Desses, nem gosto muito da CAMARA, mas gosto muito da ORDEM e do ENIGMA. O estilo Yates me agrada.

asinglearte disse...

O melhor filme é "O Enigma do Princípe" sem dúvidas, a "A Camara Secreta" é um desastre total, detesto o filme, que não consigo ver mais, igual esse ultimo, a primeira parte ficou péssimo, uma colagem de imagens, uma perseguição muito muito chata!

Bruno Cava disse...

Bem bacana seu blogue, conte comigo na votação lá na SBBC e te sigo.

Um abraço,

Bruno.
http://quadradodosloucos.blogspot.com

jeff disse...

Primeiro vez que vejo alguém colocar A Câmara Secreta na primeira posição - quase sempre é a última. Não sou muito fã da série, seja livro ou filme, mas aprecio alguns dos filmes. Assisto no cinema, curto e pronto, acabou - algo que ainda não fiz com Relíquias da Morte 1.
Penso em rever todos antes da última parte, para formar uma melhor opinião quanto aos meus preferidos. Mas assim, de cara, meus preferidos são O Prisioneiro de Azkaban e A Ordem da Fênix. Só detesto mesmo é o Cálice de Fogo, pelos mesmos motivos que citou.

[]s!

Raul Marx disse...

Pro pessoal que acompanha, tanto o livro quanto os filme, o Enigma do Príncipe teve um roteiro muito fraco e decepcionaste em alguns pontos para os fãs da série. Eis a minha ordem:

1 - As Relíquias da morte - Parte I
2 - O Prisioneiro de Azkaban
3 - A Ordem da Fenix
4 - A Câmara secreta
5 - O Cálice de Fogo
6 - O Enigma do príncipe
7 - A Pedra Filosofal

www.faixa-livre.blogspot.com
Twitter: @Raulmarx

Samuel Reis disse...

3.Harry Potter e o Enigma do Príncipe:Apesar de não ter sido fiel ao livro,na minha opinião David Yates reproduziu o filme mais diferente de toda a saga.O 6° filme não conteve o alto nível de ação dos filmes anteriores e nem dos procedentes,mas,um alto nível de explicações importantes para o desfecho da saga acompanhados de muito suspense,drama e um certo clima de romance,tornaram o filme muito amadurecido e de alto nível,além dos ótimos efeitos visuais.Por ser o mais diferente da saga,merece destaque.(Nota:9,0)

2.Harry Potter e a Ordem da Fênix:O filme teve um roteiro muito objetivo:a descoberta da profecia e a batalha épica entre Lord Voldemort e Alvo Dumbledore.O objetivo do roteiro,criou a união entre os personagens com objetivo de se preparar para lutar contra o Lord das Trevas,ocasionando vários combates no final do filme com ótimos efeitos visuais,além do clímax do filme,na morte de Sirius e finalmente o encontro épico da saga entre Dumbledore e Tom Riddle,os efeitos visuais da batalha sem duvidas foram um dos melhores da saga.O grande destaque dos efeitos visuais no filme,e o roteiro de ação e suspense fizeram o desenvolvimento de um ótimo filme,um dos melhores da saga.(Nota:9,0)

1.Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban:O filme de produção ousada do mexicano Afonso Cuarón,deve destaque pela volta do tempo dos personagens acompanhada de bons efeitos visuais,um certo suspense e tensão,e alto nível de ação e aventura,apesar de não ter um roteiro evolutivo em relação aos personagens.A complexidade do filme,envolvendo um pouco de tudo,garantiu na minha opinião a primeira colocação.(Nota:9,5)

Obs:Não levei em consideração Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1 e 2,pela época que o blog foi desenvolvido,caso contrário meu top ficaria assim:
1.Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2(nota:9,7)
2.Harry Potter e o Prisioneiro de Askaban(nota:9,5)
3.Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1(nota:9,3)

Postar um comentário

top